PREVENÇÃO E REVERSÃO DE SINAIS – O SEGREDO PARA UMA PELE SEM RUGAS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Entender que ativos usar em cada passo da rotina diária de cuidados com a pele é muito importante para que o resultado preventivo ou reversivo aconteça. Ser bem orientado por uma esteticista ou dermatologista é fundamental. Há também revendedores de cosméticos com boa formação em consultoria de pele que podem fazer um ótimo trabalho em montar para seus clientes protocolos assertivos com produtos para serem usados em casa. Na questão da orientação profissional, eu sempre penso nas pessoas que não tem acesso ou condição financeira para serem acompanhadas por profissionais da área da beleza. A vaidade existe em qualquer camada social e penso ser direito de todos aprenderem como cuidar melhor de si mesmos, dentro da possibilidade de cada um. Por isso invisto tanto tempo e desenvolvimento de conteúdos para preparar profissionais de vendas diretas para serem verdadeiros consultores de pele. Há um grande mercado para que eles atuem e aqueles que entenderem isso certamente encontrarão seu espaço nele.

TODOS PODEM ENVELHECER COM QUALIDADE E DIGNIDADE

Só não envelhece quem morre cedo.

Convenhamos, entre algumas rugas e marcas de expressão no rosto e a partida prematura deste mundo, o que você escolheria?

Eu, sem dúvida, escolho ter uma vida longa ao lado da minha família, trabalhando nos meus projetos, conhecendo novos lugares e pessoas mesmo que o preço seja uma imagem envelhecida diante do espelho.

Embora trabalhe há mais de 20 anos com estética e bem-estar ajudando centenas de pessoas a estarem mais felizes com sua aparência, eu mesma não sou escrava da vaidade…quem convive comigo sabe.

Eu gosto mesmo é de conforto e leveza, qualquer coisa que se torne um peso eu deixo para trás…incluindo a busca eterna pela aparência física perfeita.

Mas isso não quer dizer que eu não me cuide, ao contrário, sou bem disciplinada com os cuidados diários com a pele e com a prática de exercícios físicos.

Já quanto à alimentação…bem, esse não é o tema principal deste artigo, então falaremos sobre isso em outra oportunidade.

A verdade é que há muitos recursos estéticos e cosmetológicos para prevenir e amenizar os sinais do tempo e eles são muito democráticos: tem para todos os gostos e bolsos!

A única coisa que pode atrapalhar o projeto “pele bonita e saudável para sempre” é a falta de informações adequadas sobre o que usar tanto quanto aos cosméticos quanto aos recursos profissionais aplicados por esteticistas, dermatologistas e cirurgiões plásticos.

Neste artigo explicarei a rotina de prevenção e reversão de sinais e falarei sobre quais ativos devem ser usados para manter a pele firme e lisinha.

A FONTE DA JUVENTUDE ETERNA AINDA NÃO FOI DESCOBERTA

Ao falar sobre manter a pele sem flacidez e sem rugas deve haver uma preocupação com o que eu chamo na minha profissão de “alinhamento de expectativas”.

É verdade que minhas clientes me procuram para fazer tratamentos rejuvenescedores e tenho bons recursos em meu consultório para isso, mas sempre priorizo o bom senso ao falar sobre os resultados que poderemos obter.

Porque é fato que usando recursos não invasivos, como dermocosméticos profissionais, peelings químicos brandos, microdermoabrasão mediana, radiofrequência e fototerapia, não será possível mudar a aparência de uma pessoa com 60 anos para a de uma pessoa com 30 anos.

E na minha opinião inclusive isso não fica bom nem quando falamos de procedimentos cirúrgicos invasivos, como os liftings faciais.

Eu já vi pessoas que fizeram tantos procedimentos para acabar com a flacidez cronológica que o excesso de estiramento da pele mudou as suas feições, comprometendo seriamente a percepção da sua autoimagem.

Isso pode ser um tiro fatal na autoestima!

O melhor caminho é a aceitação do processo de envelhecimento da pele e o entendimento de que ele pode ser vivido com tranquilidade e dignidade a partir da prática de uma rotina de cuidados diários que prestigie os seguintes passos:

  • Limpeza
  • Tonificação
  • Cuidados específicos (clareamento, controle de oleosidade, hidratação, anti-idade)
  • Proteção Solar

Entender que ativos usar em cada passo da rotina diária de cuidados com a pele é muito importante para que o resultado preventivo ou reversivo aconteça.

Ser bem orientado por uma esteticista ou dermatologista é fundamental.

Há também revendedores de cosméticos com boa formação em consultoria de pele que podem fazer um ótimo trabalho em montar para seus clientes protocolos assertivos com produtos para serem usados em casa.

Na questão da orientação profissional, eu sempre penso nas pessoas que não tem acesso ou condição financeira para serem acompanhadas por profissionais da área da beleza.

A vaidade existe em qualquer camada social e penso ser direito de todos aprenderem como cuidar melhor de si mesmos, dentro da possibilidade de cada um.

Por isso invisto tanto tempo e desenvolvimento de conteúdos para preparar profissionais de vendas diretas para serem verdadeiros consultores de pele.

Há um grande mercado para que eles atuem e aqueles que entenderem isso certamente encontrarão seu espaço nele.

Com esclarecimento sobre a expectativa que os cosméticos trarão alinhada a atual condição da pele, a satisfação do cliente estará garantida.

ELEMENTOS DE SUSTENTAÇÃO, ELASTICIDADE E PREENCHIMENTO DA PELE

Os elementos que contribuem para a firmeza, elasticidade e preenchimento da pele estão localizados em sua segunda camada, a derme, onde também são produzidos.

Em uma pele jovem esses elementos encontram-se em abundância, mas a partir dos 25 anos a sua produção natural começa a diminuir, dando início ao processo de envelhecimento da pele.

Vejamos quais são esses elementos:

Fibras colágenas: formadas pela proteína colágeno que é a mais abundante no corpo humano. Existem mais de dez tipos de colágeno, mas o que está diretamente relacionado ao embelezamento da pele é o colágeno tipo I. Ele é responsável pela resistência e firmeza da pele.

Fibras elásticas: formadas pela proteína elastina, que é a proteína mais resistente presente no organismo, sendo encontrada em pequena quantidade na pele. A elastina é responsável por conferir elasticidade à pele.

Fibras reticulares: formadas pela proteína chamada reticulina que por sua vez é composta por colágeno dos tipos I e III. Portanto sua função é a mesma que das fibras colágenas, conferir resistência e firmeza à pele

Ácido Hialurônico: molécula capaz de atrair e reter água ao seu redor. Fornece umidade e regula a perda de água pela pele. Também possui ação de preenchimento, sustentação e elasticidade. O ácido hialurônico preenche os espaços entre as células, deixando a textura da pele mais lisinha.

Para estudar em detalhes as camadas da pele, leia o artigo abaixo: http://gloriatoledo.com.br/por-que-envelhecemos/

Através do uso adequado de dermocosméticos e nutricosméticos, é possível estimular o organismo a produzir esses elementos, prevenindo ou revertendo o processo de envelhecimento.

QUANDO O FOCO DO TRATAMENTO É A PREVENÇÃO DE SINAIS

O melhor momento para iniciar os tratamentos preventivos anti-idade é a partir dos 25 anos, momento em que naturalmente a produção dos elementos firmadores, elásticos e preenchedores da pele começa a diminuir.

A redução natural da fabricação desses elementos pelo organismo chama-se envelhecimento cronológico ou intrínseco.

Esse é o período em que se deve iniciar o uso de dermocosméticos com ativos antioxidantes como vitamina E e vitamina C para combater os radicais livres que colaboram para o envelhecimento da pele.

Ativos que reforcem a função barreira da pele, inibindo a perda de água, também devem ser agregados ao protocolo diário home care.

Bons ativos hidratantes para essa finalidade são ácido hialurônico, ômegas e glicerina.

Alguns fatores externos podem provocar o desgaste de diversas estruturas do organismo, levando ao quadro conhecido por envelhecimento extrínseco.

  • Tabagismo: aumenta a produção de radicais livres, que são substâncias que envelhecem as células
  • Poluição: também desencadeia um processo oxidativo, favorecendo o envelhecimento celular precoce
  • Exposição aos raios solares prolongada e/ou sem a proteção adequada: degrada as fibras colágenas e elásticas, causando rugas e flacidez
  • Má alimentação: priva o corpo dos nutrientes necessários para a síntese dos elementos de sustentação, elasticidade e preenchimento da pele
  • Pouca ingestão de água: somada à perda diária de água pelo corpo que ocorre através do suor, urina e fezes, pode colaborar para a desidratação da pele, favorecendo o envelhecimento celular
  • Sedentarismo: a falta de atividades físicas diárias pode colaborar para o surgimento de várias doenças cardiovasculares, bem como favorecer o acúmulo de quilos extras, o que pode levar ao diabetes e à obesidade. Tal quadro passa a exigir mais do corpo, favorecendo também o envelhecimento precoce.

Tais fatores podem fazer com que uma pessoa ainda na faixa etária da prevenção, entre 25 e 35 anos, precise adotar uma rotina diária de reversão de sinais em função do envelhecimento precoce, apresentando assim sinais mais evidentes como rugas e flacidez acentuada.

Um exemplo seria uma mulher que se expões ao sol por tempo prolongado e sem proteção adequada desde a adolescência.

É muito provável que aos 28 anos já possua sinais avançados de envelhecimento da pele.

Nesse caso a avaliação correta do estado atual da pele é imprescindível para a elaboração de um protocolo diário adequado, pois não adianta tratar com formulações para prevenção de sinais peles que necessitam de recursos para reversão de rugas e flacidez.

REVERSÃO DE SINAIS – O OBJETIVO É ESTIMULAR O METABOLISMO NATURAL DA PELE

Após os 35 anos os produtos anti-idade escolhidos devem conter ativos que levem o próprio organismo a aumentar a produção natural dos elementos firmadores e preenchedores.

Para essa finalidade os ácidos são muito bem-vindos pois sua ação renovadora celular estimula a atividade dos fibroblastos, que são as células que fabricam colágeno, elastina e reticulina.

Bons ácidos para serem usados nesse período são o glicólico e retinoico.

O manto hidrolipídico também merece atenção especial a partir dos 35 anos.

Portanto os ativos hidratantes devem estar presentes nos dermocosméticos escolhidos para o dia a dia.

Ácido hialurônico, ômegas, manteiga de karité e ureia estão entre os ativos hidratantes mais usados nas formulações anti-idade.

Como nessa faixa etária as desagradáveis manchas escuras evidenciam-se na pele, associar antioxidantes pela manhã, como a vitamina C, aos ácidos à noite trará um resultado ainda melhor na aparência e condição geral da pele.

Quanto mais a idade avançar, mais será difícil reverter os sinais do tempo.

Por isso deve se ter em mente que uma pele bem cuidada desde a juventude resultará em uma aparência mais harmoniosa na maturidade.

Mesmo uma pele madura, com algumas rugas evidentes, pode ser bonita se estiver bem hidratada e com viço.

Para isso, disciplina para praticar os cuidados diários com a pele desde cedo é fundamental.

A FOTOPROTEÇÃO DEVE SER PRATICADA DESDE A INFÂNCIA

Tendo em vista que os raios solares são os grandes responsáveis pela degradação das fibras colágenas e elásticas que leva à flacidez e à formação de rugas e pela formação de melasmas, que são manchas escuras que comprometem o aspecto geral da pele, protege-la contra a radiação UVA/UVB deveria ser um hábito desde a infância.

O uso de filtro solar deveria ser como escovar os dentes: ninguém poderia sair de casa sem ter feito isso!

Assim o papel dos pais é fundamental para criar esse hábito saudável em seus filhos desde cedo.

E para os mais velhos que ainda não aderiram ao uso diário de um protetor solar vale lembrar aquela máxima: “antes tarde do que nunca”.

Escolha um protetor de textura leve, para não “brigar” com o hidratante que será aplicado antes dele, e que tenha proteção UVB no mínimo 30 e UVA no mínimo 10.

Lembrando que a sigla para proteção UVB é FPS e para proteção UVA é PPD, essas informações devem estar visíveis no rótulo do produto.

O PAPEL DOS NUTRICOSMÉTICOS NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO

Num mundo ideal, onde todas as pessoas conseguissem se alimentar adequadamente, as substâncias que oxidam as células, levando-as ao envelhecimento, seriam combatidas pelos nutrientes dos alimentos ingeridos.

Infelizmente tal situação perfeita não existe e na correria do dia a dia nem sempre conseguimos nos alimentar de maneira saudável e nutritiva.

Para suprir essa lacuna foram desenvolvidos os nutricosméticos, também conhecidos como “pílulas da beleza”.

Algumas de suas funções são:

  • Combater os radicais livres
  • Minimizar os danos causados na pele pelos raios ultravioleta
  • Estimular a síntese natural de colágeno
  • Clarear manchas

São considerados nutricosméticos complexos multivitamínicos e algumas associações específicas, como Colágeno Hidrolisado + vitamina C e Cálcio + vitamina D.

Esses produtos são registrados na ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária) como alimentos em função da sua composição nutricional ser à base de vitaminas e sais minerais.

Em geral, os nutricosméticos apresentam resultados bastante satisfatórios a partir de 90 dias de uso diário.

A continuidade de seu uso deve ser acompanhada por médico.

Escolher por si mesmo os nutricosméticos que deve ingerir pode causar transtornos como hipervitaminose, no caso das vitaminas, ou cor de pele alaranjada, no caso dos carotenoides.

Por esse motivo é desejável que um médico indique os nutricosméticos de acordo com resultados de exames e observação das condições da pele.

Lembre-se que as pílulas da beleza não substituem o uso de cosméticos na rotina de cuidados diários com a pele e muito menos a busca por uma refeição saudável e equilibrada.

PROCEDIMENTOS MÉDICOS INVASIVOS – ATÉ ONDE IR

Alguns dermatologistas recomendam a aplicação de Botox para evitar a formação de rugas e linhas de expressão em pessoas que contraem muito a musculatura da boca e da testa ao falarem.

Nesses casos, o procedimento é feito a partir dos 25 anos.

Porém, médicos que não são favoráveis ao uso preventivo da toxina botulínica alertam para o risco de o corpo criar resistência a ela, não devendo, portanto, ser aplicada em intervalos menores que seis meses.

Nos casos em que a idade é avançada, procedimentos médicos podem ser a alternativa mais eficaz para a melhoria da condição geral da pele.

Peelings químicos em alta concentração, preenchimentos, luz pulsada, laser ablativo e lifting facial são os recursos médicos mais procurados quando os cosméticos e tratamentos estéticos mais brandos não trazem grandes melhoras nos traços de envelhecimento da pele.

Em todo caso é necessária uma avaliação criteriosa do médico, alinhando a expectativa do paciente ao resultado esperado do procedimento que será feito.

Nos casos mais invasivos um erro de avaliação e execução clínica pode trazer resultados desastrosos e muitas vezes difíceis de serem revertidos.

O PAPEL DO CONSULTOR DE PELE

Mais uma vez o papel do consultor de pele é imprescindível para o sucesso do tratamento home care.

Ele deve saber:

  • Avaliar se as marcas na face da cliente são linhas de expressão ou rugas
  • Entender a ação dos principais ativos cosméticos para prevenção e reversão de sinais
  • Dominar as informações sobre os cosméticos que revende
  • Ter a capacidade de alinhar as expectativas das clientes com o que de fato os cosméticos poderão gerar como resultados
  • Saber orientar sobre outros recursos disponíveis no segmento da beleza quando entender que a pele a ser tratada precisa mais do que seus produtos oferecem.

É fato que nem todos profissionais de vendas diretas estarão dispostos a estudar e praticar para ter o domínio dessas informações, mas aqueles que o fizerem terão uma fatia garantida no mercado de cosméticos.

Lembre-se: seja consumidor, seja consultor, suas dúvidas e comentários serão muito bem-vindos!

Tome posse do conhecimento que eu compartilhei com você e prospere!

Para aprender a avaliar se as marcas na face do seu cliente são linhas de expressão ou rugas, assista ao vídeo abaixo.

Glorinha no YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Glória Toledo

Glória Toledo

Esteticista, cosmetóloga e massoterapeuta, atuo há 20 anos no ramo atendendo em consultório particular, em Campinas/SP.

Posts recentes

Glorinha no YouTube