fbpx

PELE – PORQUE CONHECÊ-LA É IMPORTANTE PARA USAR E VENDER COSMÉTICOS

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
JORNADA DO CONHECIMENTO Eu sempre digo que o conhecimento é o caminho para a prosperidade, quem toma posse dele tem mais chance de prosperar do que quem não faz essa escolha. Aprender requer disciplina, foco e um bom objetivo...ninguém investe tempo e neurônios sem saber exatamente o que deseja obter com esse esforço. Caso você, consumidor, queira entender melhor a sua pele para fazer escolhas acertadas e econômicas, fique à vontade para passear por nossos artigos. Caso você, vendedor, entenda que o mercado consumidor de produtos para pele é dos que mais fideliza e tem maior giro, porque estamos aqui falando de cosméticos para uso diário e contínuo, está convidado a ingressar nessa jornada de conhecimento, onde lhe será apresentado todo tipo de informação relevante para que você se torne um consultor de pele capaz de avaliar as necessidades dos seus clientes e, diante das opções que a marca que você revende oferece, saber indicar o(s) produto(s) que dará o resultado desejado. E seja consumidor, seja consultor, suas dúvidas e comentários serão muito bem-vindos! Tome posse do conhecimento e prospere!

A PELE É O MAIOR ÓRGÃO DO CORPO HUMANO

  • Excretar toxinas e resíduos metabólicos através das glândulas sudoríparas
  • Proteger contra a desidratação através da formação do manto hidrolipídico que impede a perda de água, agindo como uma barreira
  • Proteger contra agentes externos que poderiam contaminar ou causar irritação
  • Proteger contra danos aos órgãos internos
  • Proteger contra a ação dos raios solares através da produção da melanina (quanto mais escura a cor da pele, maior será a proteção natural)
  • Regular a temperatura corporal
  • Em contato com a luz solar fabricar a vitamina D, fundamental para a metabolização do cálcio no organismo para a formação e saúde dos ossos
  • Atuar sobre o sistema imunológico através das células de defesa nela abrigadas
  • Apresenta função sensorial através do tato. Através de inúmeras terminações nervosas a pele permite sentir a temperatura, o movimento, a pressão e a dor

A PELE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM UMA AUTO IMAGEM POSITIVA OU NEGATIVA

Apesar das funções importantíssimas relatadas acima, no dia a dia onde mais percebemos a existência da pele é em frente ao espelho.

A qualidade da pele que enxergamos ao fitarmos a nossa imagem pode ser a diferença entre uma autoestima baixa ou elevada.

A qualidade da pele também pode influenciar no comportamento das pessoas.

Uma pessoa de pele bem cuidada e que se sente bonita pode ser mais segura em defender seus pontos de vista numa reunião de negócios.

Uma mulher com a pele do corpo harmoniosa, com a celulite sob controle, pode sentir-se mais à vontade num momento íntimo com seu companheiro.

Um adolescente com a pele contaminada pela acne, com manchas, pontos inflamados e cicatrizes, pode ter um comportamento tímido diante de outras pessoas, sentir-se deslocado e até mesmo desenvolver um quadro de depressão.

Como esteticista já lidei com as situações acima, estou compartilhando a realidade de inúmeras pessoas que são influenciadas, positiva ou negativamente, pelo seu reflexo no espelho.

A BELEZA E SAÚDE DA PELE ESTÃO RELACIONADAS À ALGUMAS VARIÁVEIS

Sendo um órgão vivo, a pele está sujeita à ação de alguns fatores:

  • Produção de sebo (óleo)
  • Nível de hidratação (água)
  • Envelhecimento cronológico (causado pelo passar dos anos)
  • Fotoenvelhecimento (causado pela exposição excessiva ao sol e/ou sem a proteção adequada)
  • Hábitos alimentares
  • Prática ou ausência de exercícios
  • Alterações hormonais causadas em alguns casos específicos (hipotireoidismo, menopausa, adolescência, stresse)

Saber identificar essas variáveis e o estado atual da pele antes de usar ou indicar um produto é o que fará a diferença entre a satisfação ou insatisfação no tratamento home care.

Tendo em vista essas variáveis, padronizar o uso de um produto de acordo com sua indicação pode ser um “tiro no pé”.

Por exemplo: escolher um produto para pele oleosa sem saber se a pele em questão está com um bom nível de hidratação pode causar ressecamento na pele e em seguida o chamado “efeito rebote”, caracterizado por um aumento de oleosidade como tentativa de reidratar a pele.

É nesse tipo de caso que escutamos a reclamação: “esse produto não deu certo na minha pele”.

Aí pergunto: o problema foi o produto ou a escolha/indicação errada?

CONSUMIDOR INTELIGENTE

As informações disponíveis em vários canais permitem que todos tenham acesso a um maior conhecimento sobre as características da pele.

O difícil é isso ser entregue de uma forma direcionada para quem usará os produtos saber avaliar a sua própria pele e fazer escolhas acertadas ao comprar os cosméticos faciais e corporais.

Os artigos deste blog são escritos com o objetivo de traduzir aspectos técnicos em uma linguagem simples para que o consumidor não seja refém dos vendedores mal informados e dos catálogos de cosméticos.

VENDEDOR POR CATÁLOGO X CONSULTOR DE PELE

Como esteticista e cosmetóloga afirmo sem medo de errar: acertar na indicação de produtos para tratar a pele, principalmente do rosto, por catálogo é um enorme desafio para quem trabalha com vendas diretas.

As variáveis às quais a pele está sujeita falam por si só nesse sentido.

A venda de maquiagem e perfumaria depende do gosto pessoal de cada cliente.

Já produtos para tratar a pele nada têm a ver com cheiro ou cor…eles precisam ter a composição adequada para resolver a disfunção que a pele apresenta, que pode ser mancha, acne, rugas, etc.

E essas disfunções específicas podem vir acompanhada de excesso de sebo, desidratação, sensibilidade, e outros fatores.

Portanto, a minha missão aqui é desenvolver os vendedores de cosméticos em consultores de pele.

Aprender a avaliar as necessidades da pele, entender as diversas disfunções estéticas que a pele pode apresentar, aprender sobre ativos e formulações, montar protocolos para tratamento: essas são as habilidades que um consultor deve ter para fazer vendas assertivas, fidelizar clientes e sempre ter indicação de novos possíveis compradores.

JORNADA DO CONHECIMENTO

Eu sempre digo que o conhecimento é o caminho para a prosperidade, quem toma posse dele tem mais chance de prosperar do que quem não faz essa escolha.

Aprender requer disciplina, foco e um bom objetivo…ninguém investe tempo e neurônios sem saber exatamente o que deseja obter com esse esforço.

Caso você, consumidor, queira entender melhor a sua pele para fazer escolhas acertadas e econômicas, fique à vontade para passear por nossos artigos.

Caso você, vendedor, entenda que o mercado consumidor de produtos para pele é dos que mais fideliza e tem maior giro, porque estamos aqui falando de cosméticos para uso diário e contínuo, está convidado a ingressar nessa jornada de conhecimento, onde lhe será apresentado todo tipo de informação relevante para que você se torne um consultor de pele capaz de avaliar as necessidades dos seus clientes e, diante das opções que a marca que você revende oferece, saber indicar o(s) produto(s) que dará o resultado desejado.

E seja consumidor, seja consultor, suas dúvidas e comentários serão muito bem-vindos!

Tome posse do conhecimento e prospere!

Comentários

6 respostas

  1. Por não ter um conhecimento seguro sobre tipos de pele, não vendo muitos produtos. Até pelo fato de eu também não ser exemplo. Tenho quarenta e quatro anos, e minha pele apresenta ter o triplo. Tudo isso por nunca ter cuidado da pele devidamente… Comecei a ter esses cuidados a apenas três anos. Mas tenho fé que ainda vou conseguir melhorar a aparência da minha pele!

    1. Eliziane, a pele é um órgão vivo e responde à maneira como é cuidada.
      Acredite, nunca é tarde para começar a dar a devida atenção à ela.
      Espero ajudar você nesse passo a passo tanto com os artigos que iremos colocar nesse blog, quanto com os vídeos do nosso canal, que já tem bastante conteúdo.
      Não desista, sua pele merece e vc irá ficar feliz com os resultados!

  2. Gloria, gostei muito das informações. Posso te dizer que o conteúdo é realmente enriquecedor. Eu gostaria de me especializar nessa área da estética e massoterapia. O que vc me recomenda?

    1. Que bom que gostou Fernanda!
      Sou forte defensora de conteúdos sólidos para o desenvolvimento de bons profissionais.
      Sobre seu interesse na área de estética eu recomendo que você descubra em sua cidade se há cursos em faculdades (Estética e Cosmetologia – formação tecnólogo – duração média de 3 anos) ou cursos técnicos (se tiver SENAC melhor ainda! Sou formada em massoterapia por essa instituição, super recomendo! O curso tem em média 18 meses de duração e a formação é técnica).
      Caso antes de partir para a profissionalização queira fazer uma experiência para ver se de fato se identifica com a atividade, procure um curso livre em estética. Em geral você encontrará opções separadas para estética corporal e facial e eles duram até 6 meses.
      O investimento de tempo e dinheiro é menor e você já poderá começar a atender pessoas antes de ter os diplomas com reconhecimento pelo MEC.
      Foi o caminho que eu fiz: cursos livres, depois curso técnico depois pós graduação em cosmetologia (como eu já era formada em administração, não precisei cursar a faculdade de estética para fazer a pós).
      Espero ter ajudado!
      Deus abençoe e prospere!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Glória Toledo

Glória Toledo

Esteticista, cosmetóloga e massoterapeuta, atuo há 20 anos no ramo atendendo em consultório particular, em Campinas/SP.

Posts recentes

Glorinha no YouTube