fbpx

ENTENDA O ENVELHECIMENTO DA PELE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Na infância e juventude as células morrem e são substituídas por outras novas rapidamente. Até o final do que é considerado meia idade, 58 anos, as funções fisiológicas normais do corpo podem diminuir em até 50%. O avanço desse processo causa danos ou retardos no funcionamento geral do organismo.

O ENVELHECIMENTO COMEÇA NO MOMENTO EM QUE NASCEMOS

Que jeito super sincero de começar um artigo…mas essa sou eu!

Após a sua primeira semana de vida você é sete dias mais velho do que quando nasceu, e assim sucessivamente ao longo das semanas, meses e anos em que está vivo.

Essa é uma realidade da qual nenhum de nós escapará: não importa por quanto tempo vivamos, a cada dia vivido seremos um dia mais velhos.

Na infância e juventude as células morrem e são substituídas por outras novas rapidamente.

Até o final do que é considerado meia idade, 58 anos, as funções fisiológicas normais do corpo podem diminuir em até 50%.

O avanço desse processo causa danos ou retardos no funcionamento geral do organismo.

Vejamos a seguir algumas características típicas encontradas nas pessoas com idades mais avançadas:

  • Perda da força muscular
  • Diminuição do vigor físico
  • Visão curta
  • Redução da capacidade auditiva
  • Crescimento de pelos nas orelhas e narinas
  • Queda de cabelo
  • Perda de massa óssea
  • Comprometimento da memória de curto prazo
  • Deficiência do sistema imunológico
  • Diminuição da produção de hormônios pelo sistema endócrino
  • Flacidez tissular (da pele)
  • Rugas
  • Entre outras…

Tendo em vista o objetivo desse blog em educar consumidores e revendedores de cosméticos, falaremos especificamente sobre o envelhecimento da pele.

ENTENDA AS ESTRUTURAS DA PELE

Tanto consumidores quanto revendedores de cosméticos precisam entender o que ocorre na epiderme e na derme, que são camadas da pele:

  • Consumidor: para através da autopercepção conseguir expressar para o consultor que o atende suas expectativas de resultado com o uso do produto.
  • Revendedor: para, com as informações dadas pelo cliente associadas à avaliação das necessidades da pele, poder indicar o melhor protocolo diário de produtos home care.

Tendo em vista que estamos falando do uso de produtos para tratarem as disfunções da pele, entender as atividades e composições das suas diversas camadas é fundamental para estabelecer a importância do uso de cosméticos e dermocosméticos, de acordo com o que precisa ser tratado.

Uma vez que cosméticos atuam apenas na superfície da pele e dermocosméticos atuam em camadas mais profundas e promovem mudanças fisiológicas, o entendimento sobre as atividades das camadas da pele garante a escolha ou indicação acertada do produto.

Abordaremos essas informações no contexto prático para nossos leitores fazerem o melhor proveito dele tanto para usar como para indicar produtos para a pele.

Epiderme

Camada mais superficial da pele, também composta por outras camadas:

  • Camada córnea: a que vemos a olho nú, composta por células mortas, com grande quantidade de queratina. Trata-se da barreira de defesa da pele contra agentes químicos, físicos e biológicos, além de impedir a evaporação da água. Na camada córnea acontece o desprendimento constante de células mortas (processo de esfoliação natural da pele).
  • Camada lúcida: composta por células finas e planas, localizada nas palmas das mãos e plantas dos pés.
  • Camada granulosa: formada pela forte união de células achatadas, que criam uma camada impermeável.
  • Camada espinhosa: camada formada por células fortemente unidas, representando o limite entre as células com atividade metabólica e as células mortas que formam a camada mais externa.
  • Camada basal: camada mais profunda da epiderme com grande atividade de divisão celular, produzindo novas células que serão encaminhadas para a camada córnea em substituição às células mortas que ali se desprendem. É na camada basal que estão localizados os melanócitos, células que fabricam os pigmentos que dão cor aos olhos, cabelos e pele. O desequilíbrio na atividade dos melanócitos pode causar as temidas manchas, entre outras discromias (alterações na produção de melanina) que estudaremos mais à frente.

Derme

Camada localizada logo abaixo da epiderme, é rica em fibras de sustentação (colágeno, elastina e reticulina), responsáveis pela elasticidade e resistência da pele.

Possui grande número de vasos sanguíneos, sendo responsável inclusive por levar sangue à epiderme, que não os possui.

Também é rica em estruturas sensoriais, táteis e em terminações nervosas, permitindo à pele sentir o meio externo.

A derme possui duas camadas:

  • Camada papilar: está em contato com a epiderme, sendo a camada mais externa da derme. Possui finos feixes de colágeno.
  • Camada reticular: camada mais profunda da derme, responsável por oxigenar e nutrir a pele. Entre outras estruturas, é rica em fibroblastos, que são as células que produzem o colágeno e a elastina, responsáveis pela firmeza da pele.

ENVELHECIMENTO CRONOLÓGICO X FOTOENVELHECIMENTO

A pele reflete de forma inequívoca a sua condição estrutural.

Ao olhar para o rosto de alguém rapidamente decretamos alguns veredictos:

  • Pele jovem
  • Pele madura
  • Pele madura bem cuidada
  • Pele jovem envelhecida
  • Pele manchada
  • Pele acneica (com cravos e espinhas)

E por aí vai, porque afinal todos observamos e julgamos a condição das peles alheias e da nossa própria a partir do que enxergamos.

É importante lembrar que há dois tipos distintos de envelhecimento da pele:

  • Intrínseco: também conhecido como cronológico. Causado pelo passar dos anos, o envelhecimento cronológico diminui a capacidade de reprodução celular levando ao afinamento das camadas da epiderme e da derme, surgindo a aparência envelhecida representada pela flacidez e rugas.
  • Extrínseco: causado pela exposição aos raios solares constante e/ou sem a proteção adequada, má alimentação, sedentarismo, estresse e contato diário com toxinas (álcool, tabaco e poluição). Esses agentes levam ao envelhecimento precoce oxidando as células, fragilizando os feixes de colágeno, degradando as fibras de sustentação, gerando manchas. Todos esses aspectos também conferem aparência envelhecida.

Sendo assim para retardar o envelhecimento da pele é necessário combater as causas acima citadas.

Hábitos diários de cuidados com a pele e de boas práticas alimentares e de exercícios garantirão que o ponteiro do relógio pareça ter sido “congelado” por algum tempo.

O PODER DOS COSMÉTICOS NO COMBATE AO ENVELHECIMENTO

Do ponto de vista estético, os recursos disponíveis são incontáveis.

Desde práticas médicas de última geração, passando por recursos clínicos não invasivos ao uso diário de cosméticos e dermocosméticos, só envelhece mal e/ou antes da hora quem não busca informação.

Mesmo quem não tem recursos financeiros para tratamentos mais caros pode conseguir um excelente resultado através de uma rotina diária de cuidados com a pele em casa:

  • Limpar
  • Tonificar
  • Tratar (hidratar, nutrir, clarear)
  • Proteger

Existem várias marcas no mercado da beleza com preços que cabem em todos os bolsos, não tem desculpa!

Existem apenas duas variáveis que são decisivas para o bom resultado dos cuidados home care:

  • Disciplina para fazer os protocolos diários
  • Uso de produtos que tratem as reais necessidades da pele

A disciplina é um hábito que pode ser adquirido.

O conhecimento é um esforço cuja motivação para tê-lo parte do desejo de resolver um problema.

Quanto à execução diária da rotina de cuidados com a pele não consigo interferir diretamente…

Já quanto ao conhecimento é outra história!

Esse blog foi criado para isso: eu disponibilizo as informações para qualquer pessoa que quiser acessá-las.

O PAPEL DO CONSULTOR DE PELE

Se tem algo que pode influenciar grandemente no desenvolvimento do hábito de cuidar diariamente da pele é uma boa consultoria de pele.

Por mais que seja desejável que a pessoa que vai comprar e usar os produtos tenha um conhecimento significativo do que a sua pele precisa, ter um bom acompanhamento de um consultor de pele é fundamental.

Esse profissional saberá fazer as perguntas certas para identificar as queixas principais e secundárias de seus clientes, saberá fazer a avaliação preliminar das condições e necessidades da pele, conhecerá a fundo a ação dos produtos que representa, entenderá as disfunções estéticas que eles tratam e saberá montar protocolos diários para seus clientes cumprirem em casa, tirando proveito da sinergia de ativos dos produtos escolhidos.

Todo esse conhecimento refletirá em uma consultoria personalizada e indicação assertiva de produtos e protocolos

A JORNADA DO CONHECIMENTO ESTÁ APENAS COMEÇANDO

Acreditem: há uma linha condutora no meu raciocínio sobre os artigos que escrevo.

Essa linha pode parecer um pouco demorada, mas eu sei exatamente onde ela vai levar aqueles que acompanharem o nosso blog.

Sou professora e treinadora na área da beleza há mais de dez anos e se tem uma coisa que eu sei é ensinar!

Confiem em mim, estou criando aqui uma base sólida de informação que levará consumidores a serem seguros em suas escolhas e revendedores a serem verdadeiros profissionais, podendo criar sua independência financeira a partir da prática de uma consultoria segura e eficaz.

Essa é a minha missão!

Lembre-se: seja consumidor, seja consultor, suas dúvidas e comentários serão muito bem-vindos!

Tome posse do conhecimento que eu compartilhei  aqui com você e prospere!

Comentários

2 respostas

    1. Obrigada Cirley!
      Por favor, nos ajude a fazer um blog rico em conteúdo.
      Deixe suas sugestões e comentários.
      Ele ainda é um bebê, mas quero que cresça e leve muito conhecimento p as pessoas envolvidas no segmento de vendas diretas, seja consumidores, seja revendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Glória Toledo

Glória Toledo

Esteticista, cosmetóloga e massoterapeuta, atuo há 20 anos no ramo atendendo em consultório particular, em Campinas/SP.

Posts recentes

Glorinha no YouTube