CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE DO ROSTO: UMA ROTINA DE SUCESSO

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
O PAPEL DO CONSULTOR DE PELE Motivos pelos quais o consultor precisa entender perfeitamente sobre os cuidados diários com a pele e a montagem de protocolos: • Saber explicar claramente para seus clientes a importância de cada passo da rotina diária de cuidados com a pele, tanto pela manhã quanto à noite. A falta dessa clareza pode fazer com que o cliente ache desnecessário alguns passos e a partir desse mal-entendido decida não os executar, dificultando que o resultado desejado seja alcançado. • Saber apresentar a sugestão de protocolo para a manhã e para a noite dominando a ação de cada produto sobre as necessidades identificadas na pele a ser tratada • Saber explicar para seu cliente como executar cada passo dos protocolos sugeridos, ensinando a sequência e a aplicação correta dos produtos Essa é o tipo de consultoria individual que fideliza clientes, gera novas indicações e profissionaliza o mercado de vendas diretas.

A PELE DO ROSTO TEM NECESSIDADES ESPECÍFICAS

Sendo um órgão vivo e dinâmico, a pele está sujeita a influências externas como radiação solar, poluição e agentes patológicos, e também a influências internas, como o envelhecimento biológico, fragilidade do manto hidrolipídico e ainda desequilíbrio na atividade das glândulas sebáceas.

Para que a pele possa lidar com essas influências de maneira positiva, é necessária uma rotina diária de cuidados para que ela esteja íntegra e resistente, sendo saudável e jovem por mais tempo.

Em geral, a pele do rosto deve estar limpa, com o nível de oleosidade e hidratação adequados e protegida contra a ação dos raios ultravioletas.

Há situações específicas que requerem cuidados pontuais, como manchas, rugas e flacidez.

Assim, cosméticos que combatem essas disfunções estéticas devem ser incluídos na rotina de cuidados diários com a pele.

CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE DO ROSTO: QUANTO MAIS CEDO COMEÇAR, MELHOR!

Em se tratando de pele, o ditado “prevenir é melhor do que remediar” cai como uma luva!

Como profissional da beleza há mais de 20 anos afirmo que independente da predisposição genética, uma pele que é bem cuidada desde cedo sempre estará em vantagem contra os sinais do tempo.

Engana-se quem pensa que apenas pessoas com mais de 30 anos devem começar a se preocupar com manchas, rugas e flacidez.

Quem segue esse raciocínio preocupa-se apenas com a aparência da pele no quesito beleza.

Os cuidados diários com a pele do rosto devem ser um hábito adquirido desde cedo com foco na saúde e na prevenção dos sinais do tempo.

As mães devem ensinar seus filhos a higienizar a pele do rosto desde cedo, como ensinam a escovar os dentes.

Ao chegarem na adolescência, a simples ação de limpar a pele do rosto da forma correta duas vezes ao dia desde crianças pode significar uma pele mais resistente à proliferação da bactéria que causa a acne.

Muitas vezes ao atender adolescentes em meu consultório, higienizo seus rostos e o algodão fica preto de sujeira…pergunto: “com que você lava seu rosto?”.

A resposta costuma ser: “com água!”.

Pois é, nem um sabonete próprio para lavar o rosto é usado em muitos casos, e assim as bactérias se proliferam desordenadamente gerando os temidos cravos e processos inflamatórios.

A proteção solar também deve fazer parte da rotina diária desde a infância, tanto no rosto quanto nas regiões corporais que ficam expostas ao sol…afinal, crianças fazem aula de educação física e saem para intervalos entre as aulas e muitas vezes nessas situações ficam ao ar livre.

Com a incidência da radiação solar cada vez mais forte atravessando a nossa camada de ozônio fragilizada, o hábito da boa proteção solar desde a infância previne a formação de manchas profundas e de doenças graves como carcinomas e melanomas, tipos de câncer de pele.

Como já vimos, em se tratando de pele prevenir sempre será melhor do que remediar!

PASSOS PARA UMA ROTINA DE CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE DO ROSTO

Uma rotina padrão de cuidados diários com a pele do rosto envolve o uso de cosméticos pela manhã e à noite, conforme segue, exatamente nessa ordem:

  1. Limpeza
  2. Tonificação
  3. Cuidados específicos (hidratar, clarear, firmar, controlar a oleosidade)
  4. Proteção solar

Parece simples, mas não é.

As necessidades da pele diferem de pessoa para pessoa, assim como as queixas principais e secundárias que cada uma delas deseja tratar.

Para uma rotina diária de cuidados com a pele do rosto ser bem-sucedida, é necessário identificar alguns fatores como:

  • Tipo de pele
  • Grau de oleosidade/acne
  • Nível de hidratação
  • Profundidade das manchas
  • Se há marcas de expressão ou rugas

Dessa forma, todas as pessoas deveriam ter sua pele avaliada antes de definir quais cosméticos comprar para uso diário.

Há profissionais com formação sólida para fazer essa avaliação:

  • Dermatologistas
  • Esteticistas
  • Fisioterapeutas Dermatofuncionais

Porém, nem todas as pessoas têm acesso a esse serviço especializado.

Muitas vezes contam apenas com a auto percepção do que sua pele necessita e/ou a ajuda de atendentes de lojas de cosméticos e de vendedores por catálogos.

A missão desse blog é trazer informações que facilitem a avaliação da pele e de suas necessidades para que escolhas acertadas sejam feitas quanto ao uso e indicação de cosméticos.

CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE DO ROSTO: O PODER DA DISCIPLINA

Identificar o tipo de pele e suas necessidades quanto à oleosidade, hidratação e queixas específicas direcionará a escolha dos cosméticos a serem usados no dia a dia.

Adquirir os cosméticos certos para tratar as necessidades identificadas da pele é o caminho seguro para sua saúde e beleza em longo prazo.

Mas nada disso dará resultado se não houver disciplina para cumprir a rotina diária de cuidados com a pele do rosto.

Em geral, a rotina correta cumprida por três semanas consecutivas traz melhoras expressivas no aspecto geral da pele, o que pode ser motivação suficiente para que a pessoa persevere em cumpri-la diariamente por um longo tempo até virar um hábito, como tomar banho e escovar os dentes.

Portanto, não desanime!

Se você está lendo esse artigo e pensando em quantas vezes começou uma rotina diária de cuidados com a pele do rosto e desistiu…ou pior, está olhando para os vários cosméticos que comprou no passado e que estão com a validade vencida e quase sem uso, saiba que nunca é tarde para desenvolver a disciplina que a pele do seu rosto merece para ser bem cuidada.

CUIDADOS DIÁRIOS COM A PELE DO ROSTO: O PODER DOS PROTOCOLOS

Nós, esteticistas, amamos essa palavrinha: “protocolo”!

Ela significa a união de vários cosméticos para os cuidados diários com a pele do rosto.

Veja, não é possível considerar uma pele bem tratada se o único cosmético aplicado no dia for um produto para higienização.

Da mesma forma, se a queixa principal da pessoa for manchas, aplicar cosméticos que higienizam e protegem dos raios solares também não pode ser considerado um protocolo adequado…faltou usar um cosmético que clareie as manchas já instaladas.

Dessa forma, um protocolo diário adequado para tratamento da pele do rosto será aquele cujos produtos escolhidos cumpram os passos de higienização, tonificação, tratamento (hidratação, controle de oleosidade, clareamento, etc.) e proteção, tanto para a manhã quanto para a noite.

O poder do protocolo está na escolha acertada dos produtos.

De novo, parece fácil, mas não é.

Além de estabelecer o tipo de pele e as necessidades que devem ser tratadas, a montagem de um bom protocolo exige um conhecimento ao menos básico de cosmetologia, ou seja, quais ativos devem fazer parte do conjunto de produtos que compõem o protocolo de cuidados diários com a pele do rosto.

É bem verdade que a indústria cosmética facilita essa escolha ao classificar seus produtos como “clareadores”, “anti-idade”, “anti sinais”, etc.

Mas ainda assim, entender a ação dos principais ativos que tratam as disfunções estéticas é importante tanto para consumidores quanto para vendedores de cosméticos.

Um consumidor mal informado desejando clarear manchas e combater os sinais do tempo, diante de tantas opções, pode escolher comprar um produto que clareia, mas que não tem ativos anti-idade.

Em se tratando de um revendedor de cosméticos, a falta de conhecimento nessa área pode ter consequências sérias:

Lembrando que pele é um órgão vivo que responde aos estímulos externos, saber montar um protocolo assertivo é a chave para uma pele bem cuidada, jovem e saudável por mais tempo.

Os artigos desse blog colaborarão para que essa tarefa seja muito bem executada tanto por consumidores quanto por revendedores de cosméticos.

O PAPEL DO CONSULTOR DE PELE

Motivos pelos quais o consultor precisa entender perfeitamente sobre os cuidados diários com a pele e a montagem de protocolos:

  • Saber explicar claramente para seus clientes a importância de cada passo da rotina diária de cuidados com a pele, tanto pela manhã quanto à noite. A falta dessa clareza pode fazer com que o cliente ache desnecessário alguns passos e a partir desse mal-entendido decida não os executar, dificultando que o resultado desejado seja alcançado.
  • Saber apresentar a sugestão de protocolo para a manhã e para a noite dominando a ação de cada produto sobre as necessidades identificadas na pele a ser tratada
  • Saber explicar para seu cliente como executar cada passo dos protocolos sugeridos, ensinando a sequência e a aplicação correta dos produtos

Essa é o tipo de consultoria individual que fideliza clientes, gera novas indicações e profissionaliza o mercado de vendas diretas.

Lembre-se: seja consumidor, seja consultor, suas dúvidas e comentários serão muito bem-vindos!

Tome posse do conhecimento que eu compartilhei  aqui com você e prospere!

Comentários

2 respostas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Glória Toledo

Glória Toledo

Esteticista, cosmetóloga e massoterapeuta, atuo há 20 anos no ramo atendendo em consultório particular, em Campinas/SP.

Posts recentes

Glorinha no YouTube